Comportamento ansioso e a superdotação: reflexões a partir de um estudo de caso

Conteúdo do artigo principal

Flávia de Carvalho Lucas Velo
Ketilin Mayra Pedro
Carina Alexandra Rondini

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento ansioso em estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Especificamente objetivou identificar quais são as situações percebidas pelo estudante no contexto educacional que favorecem a manifestação do comportamento ansioso, avaliar indicadores de sobre-excitabilidade (SE) e investigar e analisar indicadores de ansiedade. Aplicamos primeiramente o questionário de SE com os pais do estudante participante, em seguida, aplicamos a Escala Multidimensional de ansiedade para crianças e adolescentes (MASC) com o estudante e por fim, conduzimos uma entrevista baseada em um roteiro semiestruturado. Observamos que o participante não apresentou nenhum tipo de ansiedade investigada no ambiente escolar, segundo a escala MASC, embora tenha relatado sensações ruins, indicando prejuízo emocional neste contexto. Em relação ao seu nível de SE, destacou-se com pontuação muito alta na área intelectual, demonstrando grande interesse pela aprendizagem acadêmica e valorização do processo de ensino e aprendizagem.


Abstract


This study aimed to analyze anxious behavior in a gifted/highly able (GD/HA) student. Specifically, it aimed to identify the situations perceived by the student in the educational context that favor the manifestation of anxious behavior, assess indicators of overexcitability (SE), and investigate and analyze indicators of anxiety. We first administered the SE questionnaire to the participating student's parents. Then, we administered the Multidimensional Anxiety Scale for Children and Adolescents (MASC) with the students. Finally, we conducted an interview based on a semi-structured script. We observed that the participants did not exhibit any type of anxiety investigated in the school environment, according to the MASC scale, although they reported negative feelings, indicating emotional impairment in this context. Regarding their SE level, they stood out with a very high score in the intellectual area, demonstrating great interest in academic learning and valuing the teaching and learning process.

Detalhes do artigo

Como Citar
Velo, F. de C. L., Pedro, K. M., & Rondini, C. A. (2025). Comportamento ansioso e a superdotação: reflexões a partir de um estudo de caso. Educação On-Line, 20(48), e25204813. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.1916
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Flávia de Carvalho Lucas Velo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Titulação: graduação em psicologia pela Faculdade de Dracena/SP- (Unifadra); especialização em liderança e gestão de talentos humanos, pela  Rede Gonzaga de Ensino Superior (Reges); especialização em psicologia e saúde: interfaces teóricas e práticas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp;  especialização em neuropsicologia pelo Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-graduação - Indep;  especialização em educação especial pelo Instituto Rhema de Educação; mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp.

Função atual: membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação - GIiepahs;  membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Tecnologias para o Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas - LaTeDiP; psicóloga e neuropsicóloga Ccínica e educacional

Área de pesquisa: neuropsicologia, educação especial, altas habilidades/superdotação. 

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Titulação: doutorado em educação.   Função atual:  docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos.; professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru; vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação - Giepahs e do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento" (LaTeDIP).     Área de pesquisa:  educação especial, tecnologias assistivas, tecnologias digitais da informação e comunicação, altas habilidades/superdotação.

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Titulação: bacharelado em matemática; especialização em educação especial inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (Unopar); especialização em psicopedagogia clínica e institucional: educação e saúde pela Famerp, São José do Rio Preto; mestrado em matemática aplicada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Ibilce); doutorado em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo; estágio de pós-doutoramento em altas habilidades/superdotação pela Universidade de Purdue/USA. 

Função: professora assistente doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), Unesp, Campus de São José do Rio Preto.; professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp/Bauru); professora permanente do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (Unesp/São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal); coordenadora do Projeto RAIS - Rede de Atendimento Integral ao Superdotado; líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (CNPq); membro do  Conselho Brasileiro para Superdotação -ConBraSD.; Codirigente da  série de livros Interfaces da Educação Especial (Editora Fi, Porto Alegre, RS).

Área de pesquisa: estatística aplicada, altas habilidades; superdotação, enriquecimento curricular, instrumentos de identificação das altas habilidades/superdotação, TDAH, formação continuada docente.  

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