Caro/a pesquisador/a, Educação Online publica, prioritariamente, artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas desenvolvidas na área de educação, em especial sobre relações de ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de ensino. Publica também resultados de estudos teóricos, ensaios, entrevistas e resenhas de livros (com data de publicação não superior a 18 meses da data de submissão). A revista não publica relatos de experiência. O conteúdo da revista é de livre acesso. Não há taxas para submissão e publicação para autores. Ao submeter o texto, a/o(s) autor(a/es) concordam com as normas da revista.
O texto deve ser obrigatoriamente inédito. Não será aceito como inédito texto que seja tradução em outra língua, de artigo já publicado em periódico ou em e-book. Devem ser adotadas as normas atualizadas da ABNT para configuração de apresentação, formatação do texto, referências e citações.
O texto pode ser apresentado em português, inglês, espanhol ou francês. Todos os textos deverão ser acompanhados de título, resumo e palavras-chave na língua em que for redigido e em duas destas outras línguas. Artigos escritos em inglês, espanhol ou francês deverão apresentar título, resumo e palavras-chave necessariamente em português.
Desde fevereiro/2025, a Revista Educação Online passou a usar a fonte Garamond em seus textos e layout específico. Todas as orientações sobre a formatação do texto podem ser acessadas no template, disponível aqui. Atenção: não basta apenas colocar todo o texto com a fonte aqui indicada: é imprescindível que os estilos indicados no template estejam aplicados no artigo. Textos fora deste modelo e sem estilos aplicados não serão aceitos para avaliação.
Os resumos devem apresentar, no máximo, 12 linhas, justificado, espaçamento simples . Máximo de 5 palavras-chaves. Resumos e palavras-chaves, além de integrarem os textos, deverão ser inseridos nos metadados da revista, no momento da submissão do artigo.
Artigos e ensaios devem ter até 17 páginas, incluindo as referências, notas e ilustrações.
Entrevistas devem ter até 10 páginas, incluindo referências e notas.
Resenhas devem ter até 8 páginas.
A revista Educação Online aplica avaliação duplo-cega por pares, por isso, os textos não podem apresentar qualquer marca de autoria e não devem ser inseridas citações a trabalhos anteriores do/a(s) autores/as. Caso haja necessidade de fazer referência explícita a publicações anteriores dos próprios autores, substituir a referência entre parênteses (autor e data) pela expressão: referência excluída para preservar anonimato. Para preservar o anonimato, não inclua citações literais, mesmo que a indicação de autoria seja suprimida. Atenção: nas citações em que não houver indicação explícita de que o texto citado é do/a próprio/a autor/a do artigo submetido, não é necessário excluir a autoria. Exclua a autoria quando precisar indicar: "Em pesquisa que realizamos anteriormente..."; "Os resultados de nossa pesquisa de doutorado..."; "Em artigo no qual publicamos outros resultados da mesma pesquisa...". Caso o texto seja aprovado, o/a(s) autor/a/es serão autorizado/a(s) a inserir as referências devidas na versão para publicação.
O(s) autor(es) deverão se responsabilizar financeiramente pela revisão ortográfica e gramatical do texto aceito para publicação e comprovar que o artigo passou por revisão profissional, que pode ser feita após o aceite do texto.
Ao submeter o texto, todos os autores devem estar cadastrados no sistema da revista, com perfil contendo: ORCID, link do Lattes, minibio e áreas/temas de pesquisa. Ao preencher o formulário de cadastro, não esquecer de marcar AUTOR ao final do cadastro. O autor responsável pela submissão deve incluir no sistema: título do artigo, nome completo, filiação institucional, titulação máxima, e inserir os nomes de todos o(s) coautor(es). É indispensável que ao menos um dos autores seja doutor/a. Neste vídeo tutorial há informações sobre como se cadastrar corretamente no sistema da revista.
Autores que publicaram na EOL só poderão submeter textos para avaliação após 2 anos da última publicação.
Textos com dados de pesquisas realizadas com seres humanos devem enviar, no ato da submissão, em Comentários ao Editor, o número do processo, nome do comitê de ética/instituição que aprovou a realização da pesquisa. Após a aprovação do artigo para publicação, essas informações devem constar obrigatoriamente no texto.
Formatação básica:
Título do artigo: centralizado, fonte Garamond 14, negritado, espaçamento simples entre linhas.
Texto: justificado, fonte Garamond 12, espaçamento 1,5 entre linhas.
Citações recuadas: justificadas, margem de 4cm da borda esquerda, fonte Garamond 11, espaçamento simples entre linhas.
Citações de trechos de entrevistas realizadas na pesquisa: seguir normas das citações recuadas.
Referências: alinhadas à esquerda, fonte Garamond 12, espaçamento simples entre linhas, espaçamento 12pt depois de cada referência.
As citações devem ser feitas em consonância com as atuais Normas Técnicas da ABNT (NBR 10520/2023).
Os seguintes itens devem ser observados:
As citações com até 3 linhas completas devem aparecer no corpo do texto entre "aspas". As citações textuais longas (mais de 3 linhas completas) devem ser grafadas em fonte tamanho 11, estar em destaque, sem itálico e sem aspas, compondo um parágrafo independente, com recuo de 4cm, espaçamento simples e justificadas. Todas as citações literais devem trazer, obrigatoriamente, referências, contendo: autoria + ano de publicação + página. As referências que não indicam citações literais devem trazer apenas autoria + ano.
- O itálico deve ser usado apenas para destacar palavras estrangeiras e neologismos.
- Títulos de obras e publicações citadas no texto devem ser destacadas entre "aspas".
- Recomenda-se o uso de aspas 'simples' apenas para destaques dentro de outra citação entre aspas duplas.
- As notas de rodapé, no final de página, devem ser explicativas, numeradas e usadas para esclarecimentos breves. Não devem ser usadas para referências. Deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.
- Para as citações no corpo do texto e as citações destacadas, utilize o sistema autor-data, incluindo o nº da página da citação ex: (Sardenberg, 2004, p. 50). Para os casos em que se fazem paráfrases, utilize-se o sistema autor-data, sem indicar nº de página. Ex: (Sardenberg, 2004).
- Não usar as expressões: Idem/Id., Ibidem/Ibid., op. cit. nas referências citadas no texto.
- As ilustrações (tabelas, quadros, figuras, fotos, mapas, gráficos, prints, etc.) devem trazer na parte superior: a palavra indicativa do tipo de ilustração seguida pelo número (Figura 1, Figura 2... Gráfico 1, Gráfico 2...) e o título criado pelo/a autor/a do texto:
Exemplo: Figura 1 - Desenho da turma; Gráfico 1 - Perfil sociodemográfico dos entrevistados
- Imediatamente abaixo da figura, deve ser incluída a fonte de onde foi retirada a ilustração: Fonte: Mendes (2005, p. 16). Caso a ilustração faça parte dos arquivos da pesquisa ou do/a pesquisador/a, pode indicar como fonte: "Arquivo da pesquisa."; "Elaboração própria."; etc.
Sobre as REFERÊNCIAS:
- Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (Costa, 2000a, 2000b).
- Incluir na lista de referências apenas aquelas citadas no texto.
- Uniformizar os destaques de títulos nas referências em itálico.
- A lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto, obedecendo os seguintes critérios:
Livro:
SOBRENOME DO/A AUTOR /A DA OBRA, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, apenas a partir da 2ª. Cidade da editora: Editora, ano de publicação.
Ex.:
FERREIRA, G.M.S.; LEMGRUBER, M. S.; CABRERA, T. (org.). Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2023.
Artigo:
SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do artigo sem itálico. Título do periódico em itálico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano.
Ex.:
PENA, A. C. Contribuições da psicologia para a relação professor-aluno. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, p. 91-99, 2021.
Dissertações, teses, monografias: dissertações, teses, monografias:
SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título em itálico: subtítulo (se houver). Ano. Dissertação (Mestrado em ÁREA) - Universidade, Cidade, ano. Número de páginas.
Ex.:
SILVA, L. F. A. Conhecimentos curriculares e visões de docência na formação de professores para as escolas de tempo integral: em foco os cursos de Especialização em Educação Integral. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Capítulo de livro:
SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s) (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: editora, data. página inicial-página final do capítulo.
Ex.:
MIZRAHI, M. Etnobiografia, margem e criação: Mr. Catra e as conexões entre brancos, negros e judeus no funk carioca. In: CARVALHO, A. I. et al. (org.). História oral e etnobiografia. Ponta Grossa: Editoras UEPG, 2022. p. 209-229.
Documentos capturados via World Wide Web:
SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra em itálico [online]. Disponível em: http://www... Acesso em: (informar data com dia, mês abreviado, ano).
Ilustrações, fotos e gravuras devem ser enviadas nos formatos JPG, acompanhadas da autorização de direitos de reprodução e as referências necessárias.
Quando houver mais de uma referência de um(a) mesmo(a) autor(a), repetir o nome completo em todas as referências, sem usar traço.
Clique aqui para acessar o template de formatação da Revista Educação Online.