Comportamento ansioso e a superdotação: reflexões a partir de um estudo de caso
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento ansioso em estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Especificamente objetivou identificar quais são as situações percebidas pelo estudante no contexto educacional que favorecem a manifestação do comportamento ansioso, avaliar indicadores de sobre-excitabilidade (SE) e investigar e analisar indicadores de ansiedade. Aplicamos primeiramente o questionário de SE com os pais do estudante participante, em seguida, aplicamos a Escala Multidimensional de ansiedade para crianças e adolescentes (MASC) com o estudante e por fim, conduzimos uma entrevista baseada em um roteiro semiestruturado. Observamos que o participante não apresentou nenhum tipo de ansiedade investigada no ambiente escolar, segundo a escala MASC, embora tenha relatado sensações ruins, indicando prejuízo emocional neste contexto. Em relação ao seu nível de SE, destacou-se com pontuação muito alta na área intelectual, demonstrando grande interesse pela aprendizagem acadêmica e valorização do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract
This study aimed to analyze anxious behavior in a gifted/highly able (GD/HA) student. Specifically, it aimed to identify the situations perceived by the student in the educational context that favor the manifestation of anxious behavior, assess indicators of overexcitability (SE), and investigate and analyze indicators of anxiety. We first administered the SE questionnaire to the participating student's parents. Then, we administered the Multidimensional Anxiety Scale for Children and Adolescents (MASC) with the students. Finally, we conducted an interview based on a semi-structured script. We observed that the participants did not exhibit any type of anxiety investigated in the school environment, according to the MASC scale, although they reported negative feelings, indicating emotional impairment in this context. Regarding their SE level, they stood out with a very high score in the intellectual area, demonstrating great interest in academic learning and valuing the teaching and learning process.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)