Perfil da primeira turma de cinema e animação de uma universidade pública mineira

Conteúdo do artigo principal

Andrea Vicente Toledo Abreu
Carla Silva Machado

Resumo

Este trabalho, fruto de metodologia qualitativa, tem como objetivo apresentar o perfil da primeira turma do curso de tecnologia em cinema e animação, oferecido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A coleta de dados foi realizada por meio de estudo do projeto pedagógico do curso e da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para quinze estudantes voluntários. Foram respondidas anonimamente e buscavam identificar seus gostos, modos de vida, opiniões, crenças e sentimentos. A interpretação do material reunido se deu por meio de análise de conteúdo e mostrou que os estudantes são majoritariamente homens, com idades variando entre 18 e 64 anos, vindos de cidades de duas regiões do país. Todos trabalham, participam de projetos de pesquisa e extensão ou de estágios na área do audiovisual e esperam, após o término do curso, estar inseridos no mercado, fazendo do cinema e da animação sua fonte primária de renda.


Abstract


This work, the result of qualitative methodology, aims to present the profile of the first class of the Technology in Cinema and Animation course, offered by the Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Data collection was carried out by studying the course's pedagogical project and applying a questionnaire with open and closed questions to fifteen volunteer students. They were answered anonymously and sought to identify their tastes, ways of life, opinions, beliefs and feelings. The interpretation of the material gathered was done through content analysis and showed that the students were mostly men, with ages ranging between 18 and 64 years old, coming from cities in two regions of the country. Everyone has jobs, they participate in research and extension projects or internships in the audiovisual area and hopes, after finishing the course, to be part of the market, making cinema and Animation as their primary source of income.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Abreu , A. V. T., & Machado, C. S. (2025). Perfil da primeira turma de cinema e animação de uma universidade pública mineira . Educação On-Line, 20(48), e25204817. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2052
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu , Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Titulação: doutorado em educação pela PUC-Rio, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade na UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Função atual: professora no curso de tecnologia em cinema e animação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Cataguases; membro do  Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (Grupem); coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Audiovisual e Narrativas Transmídia (Geant); bolsista do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

´Área de pesquisa: iniciativas audiovisuais e de incentivo à leitura e à escrita com crianças. 

Carla Silva Machado, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG )

Titulação: doutorado em educação da PUC-Rio; mestrado em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora; licenciatura em letras pela Universidade Federal de Viçosa

Função atual: membro do Grupo de Pesquisa Educação e Mídias (Grupem) da PUC-Rio; coordenadora do curso de tecnologia em cinema e animação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - unidade Ubá . 

Área de pesquisa: mídias e educação, juventudes e audiovisual, gênero e audiovisual, identidade, EaD,, comunicação e expressão, língua portuguesa, literatura infantil.

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.