Como ler o Brasil? Classes e temas de representação cartográfica na literatura nacional para a infância Cartographic representation classes and themes in Brazilian children’s literature

Conteúdo do artigo principal

Douglas Menegazzi
Brenda Porfírio da Silva
Thaisa Polito Ascari

Resumo

Este estudo analisa como lugares e territórios brasileiros são representados em livros infantis contemporâneos, a partir de uma abordagem multidisciplinar entre design, cartografia e literatura infantil. Foram realizadas análise crítica e análise temática de 20 títulos de 14 editoras nacionais, com foco na identificação de classes e temas cartográficos recorrentes. Os resultados apontam quatro temas principais – biomas, espaços identitários, territórios geopolíticos e trajetos subjetivos –, associados a diferentes estilos gráficos e formas de letramento cartográfico. O estudo mapeia e valoriza a produção editorial brasileira, oferece subsídios para práticas pedagógicas e contribui para a educação geográfica e os estudos literários para a infância.


Abstract


This study analyzes how Brazilian places and territories are represented in contemporary children's books, from a multidisciplinary approach that combines design, cartography, and children's literature. A critical and thematic analysis of 20 titles from 14 publishers identified recurring cartographic categories and four main themes – biomes, identity spaces, geopolitical territories, and subjective journeys – each tied to distinct graphic styles and forms of cartographic literacy. The study maps and value Brazilian editorial output, supports pedagogical practices, and contributes to geographic education and children's literary studies.

Detalhes do artigo

Como Citar
Menegazzi, D., Silva , B. P. da, & Ascari, T. P. (2025). Como ler o Brasil? Classes e temas de representação cartográfica na literatura nacional para a infância: Cartographic representation classes and themes in Brazilian children’s literature. Educação On-Line, 20(48), e25204815. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2042
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Douglas Menegazzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Titulação: doutorado em design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR);  mestrado em comunicação visual pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); especialização em design experiencial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); graduação em publicidade e propaganda pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

Função atual:  professor no Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFSC,; líder do grupo de pesquisa "Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital".

Área  de pesquisa: representação de territórios em livros ilustrados, alfabetização cartográfica, geografia da infância. http://lattes.cnpq.br/0427668789393916

Brenda Porfírio da Silva , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Titulação: graduanda em design, pela universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); técnica em comunicação visual pela Escola Técnica Estadual (ETEC- Dep. Salim Sedeh) .

Área de pesquisa:  comunicação visual e design gráfico. http://lattes.cnpq.br/5795760445665481

Thaisa Polito Ascari, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Titulação: graduanda em design na UFSC;  ensino médio técnico integrado em técnico em manutenção e suporte em informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão.

 http://lattes.cnpq.br/5156241522567647