Há histórias neste lugar: lembranças de velhos/as sobre as brincadeiras populares da infância old people's memories of popular childhood games

Conteúdo do artigo principal

Maria Kariny Tavares de Luna
Francione Charapa Alves
Cícero Edinaldo dos Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as brincadeiras populares da infância são relatadas nas lembranças dos/as velhos/as do distrito de São Felipe, em Brejo Santo – CE. Com base nos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, adota o método de história oral, pautando-se em entrevistas semiestruturadas com seis participantes e as analisando a partir da análise de conteúdo. Os resultados destacam que, além de representarem momentos de lazer e socialização, as brincadeiras populares da infância refletem dinâmicas socioculturais atravessadas por marcadores de gênero e marcadores geracionais. Diante disso, considera-se a necessidade de intervenções educacionais que reconheçam tais brincadeiras como patrimônio lúdico-cultural comunitário, utilizando as lembranças dos/as velhos/as como um recurso para a sua preservação e/ou problematização.


Abstract


This article aims to understand how childhood popular games are remembered by the elderly in the district of São Felipe, in Brejo Santo – CE. Based on qualitative approach methodological principles, it adopts the Oral History method, relying on semi-structured interviews with six participants and analyzing them through content analysis. The results highlight that, in addition to representing moments of leisure and socialization, childhood popular games reflect sociocultural dynamics shaped by gender and generational markers. In this sense, there is a need for educational interventions that recognize such games as community ludic-cultural heritage, using the memories of the elderly as a resource for their preservation and/or problematization.

Detalhes do artigo

Como Citar
Luna, M. K. T. de, Alves, F. C., & Santos, C. E. dos. (2025). Há histórias neste lugar: lembranças de velhos/as sobre as brincadeiras populares da infância: old people’s memories of popular childhood games. Educação On-Line, 20(48), e25204814. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2011
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Kariny Tavares de Luna, Universidade Federal do Cariri

Titulação: graduação em pedagogia pela Ufca

Área de pesquisa: educação e intergeracionalidade

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Titulação: doutora em educação(UFC)

Função atual: professora adjunta da Ufca;- Líder do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo - Gepafic

Área de pesquisa: formação de professores, interseccionalidade e currículo

Cícero Edinaldo dos Santos, Universidade Federal do Cariri

Titulação: doutor em educação (UFC)

Função atual: bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) na Ufca; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas em Formação Docente, interseccionalidade e Currículo - Gepafic

Área de pesquisa: formação de professores pesquisadores