Projetos de vida de juventudes camponesas: entre o campo e a cidade

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Romildo de Souza Fernandes
Domingos Rodrigues da Trindade
Maria de Fátima Pereira Carvalho

Resumo

As juventudes passaram despercebidas na sociedade durante muito tempo e, quase invisíveis, aquelas residentes no campo. Nesse sentido, este estudo parte da seguinte questão de pesquisa: Como os/as jovens do campo do município de Guanambi-Bahia, pensam e/ou elaboram seus projetos de vida? E para responder essa e outras questões, o trabalho procurou analisar os projetos de vida de jovens do campo no município de Guanambi-Bahia, no sentido de entender os fatores que os influenciam em tempos de incertezas. A abordagem metodológica utilizada se pautou na pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas narrativas com dez jovens do campo. A investigação apontou que os fatores que influenciam na idealização dos projetos de vida dos/as jovens interlocutores/as da pesquisa, com vistas à permanência, são os de caráter afetivos, que se expressam pelo desejo de constituição familiar e investimentos no campo, próximo aos entes queridos. Por outro lado, aspectos como a falta de emprego e políticas públicas, bem como o difícil acesso aos serviços essenciais como saúde, educação e lazer são fatores que explicitam seus desejos de saída do campo para a cidade.


Young people have gone unnoticed in society for a long time, and those living in the countryside have been almost invisible. This study starts from the following research question: How do young people from the countryside in the municipality of Guanambi-Bahia think and/or develop their life projects? The work sought to analyze the life projects of rural young people in this municipality to understand the factors that influence them in times of uncertainty. Regarding the staying in the country, the study showed that the factors that influence the idealization of life projects of the young people interviewed in the study are of emotional nature. It is expressed by the desire to form a family and invest in countryside, close to loved ones. On the other hand, aspects such as the lack of employment and public policies, as well as the difficult access to essential services such as health, education and leisure are factors that make them want to leave the countryside for the urban area.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, R. de S., Trindade, D. R. da, & Carvalho, M. de F. P. (2025). Projetos de vida de juventudes camponesas: entre o campo e a cidade. Educação On-Line, 20(48), e25204812. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.1915
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Romildo de Souza Fernandes, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Titulação: doutor em educação; especialista em alfabetização e letramento; especialista em educação musical pela Faculdade Intervale; licenciado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XII.

Função atual: professor titular no curso de pedagogia do Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia; professor permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Formação Docente (PPGEDuF); grupo de pesquisa: Observatório da Educação do Campo do Território Sertão Produtivo (ObEdoC).

Área de pesquisa:  políticas públicas, práticas educativas e sujeitos da educação do campo.

 

Domingos Rodrigues da Trindade, Universidade do Estado da Bahia

Titulação: doutor em educação

Função atual: professor titular no curso de pedagogia do Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia; professor permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Formação Docente (PPGEDuF); grupo de pesquisa: Observatório da Educação do Campo do Território Sertão Produtivo (ObEdoC).

Área de pesquisa:  políticas públicas, práticas educativas e sujeitos da educação do campo.

 

Maria de Fátima Pereira Carvalho, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Titulação: doutora em educação.

Função atual: professora adjunta no curso de pedagogia do Departamento de Educação Campus XII da Universidade do Estado da Bahia; professora permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Formação Docente (Ppgeduf); grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe).

Área de pesquisa: educação do campo, Educação de Jovens e Adultos e movimentos sociais.

 

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