Investimento e desempenho de escolas técnicas e propedêuticas de ensino médio do Baixo Sul e do Recôncavo da Bahia
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Resumo
Este estudo analisa a política pública de ensino médio da Bahia, com ênfase nas relações entre desempenho e investimento de duas modalidades, profissional e propedêutica, no período 2011-2022. Os dados foram obtidos por meio do sistema transparência das escolas estaduais, do desempenho nas provas do Saeb e do número de matrículas, no sítio do Inep. As análises revelaram que o estado da Bahia investiu consideravelmente mais em escolas de ensino profissional do que em escolas de ensino propedêutico. No entanto, no período entre 2011-2022, houve uma redução nessa disparidade que iniciou com repasses 3,2 vezes maiores e ficaram 1,4 vezes maiores no fim do período. Quanto ao desempenho no Saeb, não foram identificadas diferenças relevantes. Dessa forma, o estudo não detectou correlação entre o investimento por aluno e desempenho nas avaliações do Saeb.
Abstract
This study analyzes the public policy on secondary education in Bahia, focusing on the relationship between performance and investment in two modalities: vocational and academic. The data were obtained through the transparency system of state schools, performance in Saeb tests, and enrollment numbers from the Inep website. The analysis revealed that the state of Bahia invested significantly more in vocational schools than in academic ones. However, between 2011 and 2022, there was a reduction in this disparity, which began with transfers 3.2 times higher and remained 1.4 times higher at the end of the period. Regarding performance on Saeb, no significant differences were identified. Thus, the study did not find a correlation between per-student investment and performance on Saeb assessments.
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